Saturday, December 29, 2007
Nightwish . Nova Era menos brilhante.
O novo trabalho do Nightwish é um exemplo de que mesmo quando uma banda sofre uma perda quase irrparável, como foi o caso,ainda pode atingir um alto grau de proficionalismo. O cd esta primoroso, orquetrações fantásticas,corais simplesmente absurdos, e um peso que fora alcançado apenas em "Once". "The dark passion play" sintetiza tudo que esses caras fizeram desde o início de sua carreira. Temos músicas folks que nos remetem ao cd de estréia "Angels fall first", músicas rápidas,técnicas e melódicas, como fizeram em "Oceanborn", algumas músicas possuem refrões mais simples, que nos remete à música "Come cover me" do "Wishmaster", e aulgumas músicas mais taciturnas da era "Century Child. Mas é de se notar que a maturidade para orquesraçõe primorasas só foi atingida em "Once" e reafirmadas ou melhoradas em "Dark passion play".
Agora vamos falar da grande perda que este novo trabalho do Nightwish sofreu. Esta banda só chegou a ser de alguma forma uma surperesa para o Heavy Metal, pelo fato de contar com uma soprano clássica no vocal. Tarja Turunen é de fato uma página importante da história recente do Heavy Metal. E aqueles que certamente irão dizer que enfim o Nightwish encontrou uma veradeira vocalista, me desculpem mas a bela e extrovertida Anette é uma ótima cantora de música popular ou "pop", como queiram, nunca será a frontwoman do Nightwish, como foi outrora Tarja Turunen. A voz de Mrs. Turunen é algo que o Heavy Metal só teve enquanto esta foi vocalista do Nightwish. Hoje o Heavy Metal está empobrecido com a ausência desta exepcional cantora.
Para os mais tradicionalistas, eu ouso dizer que enquanto podiamos dizer que Tarja era uma cantora de Metal, este estilo estava vivendo sua maior revolução musical, ou evolução, quem sabe, mas eu sinto que com sua ausência na cena, parece que de alguma forma valtamos a um estágio anterior. Anette é uma boa vocalista, mas tem um pesado estigma, substituir uma cantora que foi um diferencial para o Heavy Metal enquanto esteve entre nós. Anette não trás nada de novo a cena, aliás sua voz, apeser de doce e suave como toda voz feminina deve ser, não é uma novidade em qualquer estilo musical que ela se proponha a cantar.
Subscribe to:
Posts (Atom)