Saturday, January 05, 2013
11 fotos de guerra que você não acreditará que não passaram pelo Photoshop... Part I
Livremente traduzido para o português do site CRAKED
A guerra é o inferno, mas podemos encontra muitos elementos bizarros de se olhar. Quando você começar a garimpar fotos raras de projetos secretos e senas de travessuras que nunca entrariam em nenhum livro de história, talvez por isso ao olhar para elas vamos jurar que são montagem. Como por exemplo:
# 11. Navios Psicodélicos.
Antes da invenção do radar, batalhas navais eram como uma versão hardcore de Marco Polo: Cada lado atirava cegamente no outro, na esperança de atingir alguma coisa (sim, o jogo de tabuleiro de Combate era na verdade uma representação bastante realista). Assim navios do início do século 20 tentavam se tornar ainda mais difícil para os seus adversários identificá-los, misturando na água com esquemas de cores claras .Até os britânicos decidiram tentar algo um pouco ... diferente.
Chamado de "Dazzle"(deslumbrante) camuflagem, a idéia era cobrir os navios com desenhos psicodélicos fazendo como que ficassem quase impossível para um observador inimigo determinar a velocidade, distância e tipo de embarcação quando observavam os navios de longe. Tente olhar fixamente para um deles - o seu cérebro vai começar a doer:
via economist.com
É como Magic Eye náutico.
Essa camuflagem teve seu uso difundido durante a I Guerra Mundial e (em menor grau) a II Guerra Mundial, mas acabou desaparecendo com a invenção do LSD permitindo aos inimigos operar no mesmo plano da consciência de quem criava os projetos.
____________________________________________________________________________
# 10. Heil América!
historybyzim.com
Este não é uma projeção de um filme de propaganda do tipo: "E se os nazistas a ganharem a guerra?" Essa é uma foto real de uma sala de aula americana.
Hoje vemos que Hitler arruinou várias coisas inofensivas para sempre - bigodes minúsculos, a suástica como um amuleto de boa sorte, e todos os sinais de mão que parece com a saudação "Heil Hitler". Mas Hitler não inventou nenhum deles.
Por exemplo, em 1892, Francis Bellamy decidiu que o americano médio não estava urinando bastante vermelho, branco e azul. Para combater isso, ele veio com o “Pledge of Allegiance” (Juramento de Fidelidade), juramento feito com um gesto de mão bacana e simples.
... uma nação, indivisível, com liberdade e justiça para todos. "
É isso mesmo: Por décadas, as crianças de toda a feliz América saudavam as listas e as estrelas no que era então conhecido como a saudação Bellamy. Então veio este careca grandão:
Esse é líder fascista italiano Benito Mussolini. Quando ele chegou ao poder, ele ressuscitou a chamada saudação romana, e Hitler achou essa coisa tão fodona que mais tarde adotou como sua própria saudação nazista. Isso causou um evidente conflito quando os EUA entraram na II Guerra Mundial - não poderíamos ter crianças nascidas e criadas nos EUA fazendo a mesma saudação da Juventude Hitlerista. Assim, durante a guerra, Roosevelt assinou uma saudação nova proposta pelo Congresso, e colocando a mão direita sobre o coração
______________________________________________________________________________
# 9. Eles ficaram em Formação, até caírem
PhotoRecon
Parecido com o desastre mais caricatural na história militar, na verdade é apenas o produto de eficiência com economia de espaço de resíduos de guerra.
Voltando nos dias em que os países que realmente se desarmavam ao final da guerra, aviões de combate (que eram basicamente inúteis em tempo de paz e não poderiam ser revendido para fins civis) deveriam ser destruídos. Então, esses “Curtiss P-40 Warhawks” ($ 44,892 cada para construir um desses em 1944 - que é $ 590.000 em dólares de hoje) foram cancelados e derretidos. Para economizar espaço enquanto aguardavam seu destino, os aviões foram dispostos como se tivessem levado uma queda livre de massa em formação perfeita e de alguma forma ficaram ordenadamente presos na lama e sem explodir.
Walnut Ridge
__________________________________________________________________________________
# 8. Boardwalk Empire?
smithsonianmag.com
A série Boardwalk Empire da HBO apresenta um personagem chamado Richard Harrow, um ex-atirador da 1°Guerra Mundial, cujo rosto ficou horrivelmente desfigurado quando teve seu rosto atingido por um atirador inimigo. No que parece ser um toque de Hollywood apenas para fazê-lo parecer mais aterrorizante, Harrow cobre o rosto com uma máscara um tanto realista que recompõe sua cabeça através de óculos:
Mas acontece que a deformidade de Harrow é baseada em veteranos feridos da mesma forma do início do século 20. Décadas antes de coisas como a cirurgia facial e enxertos de pele se tornarem comuns, veterinários desfigurados cobriam suas feridas horríveis, com placas faciais tal como o apresentado na série. Há mais exemplos por aí, mas nós não recomendamos a olhar para eles, se acontecer de você estiver lendo este artigo ao comer ou antes de dormir.
E não se preocupe, não eram apenas rostos que preocupavam os cientistas . A inventividade dos tempos de guerra também nos deu ...
___________________________________________________________________________________
# 7. Protetores de mama industrial
Quando os homens foram enviados para frente de batalha durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres entraram em um novo ambiente, como as fábrica. Como Rosie Riveters (Rosie Arrebitadeira, símbolo das mulheres trabalhadoras americanas durante a Segunda Guerra)e Wendy Welders (Wendy soldadora, alusão a Rosie Riveter) estavam realizando trabalhos que nunca tinha feito antes, os homens mostraram-se muito preocupado com a sua segurança. Bem, a segurança de certas partes delas, pelo menos. Então Acme desenvolveu o suporte da teta industrial de plástico que esta menina jovem está tão gentilmente demonstrando.
Afinal, se colocamos em perigo os peitos, o que nossos meninos no exterior deixaram para vir para casa?
___________________________________________________________________________________
# 6. Pirâmide Americana de crânios ... Er, Capacetes
Part II click aqui
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment