Dentro da cena Heavy Metal, sempre houve uma discução a respeito de qual seria a forma mais adequada de se denominar o músico ou o fã de Heavy Metal. O termo “metaleiro” foi muito usado nos anos 80s para designar tais indivíduos. Com o andar da carruagem, este termo foi se desgastando e se tornando sinônimo de “porrá loca” vadio, vagabundo, gente sem serventia... muito associado à “maloqueiro”, “maconheiro”. Então num ato de pura inteligência, a imprensa especializada que também se utilizava largamente desta denominação, começa a se utilizar de um termo mais universalista, segundo eles, para substituir o “metaleiro”.
Acho interessante essas sacadas da mídia, mas headbanger, não parece ser um termo adequado. Cara, quem olha para um cara cabeludo chaqualhando a cabeça em um show, ou simplesmente ouvindo um som dentro do carro, isso não quer dizer que aquele cara só sabe fazer aquilo, que o único propósito deste sujeito é balançar a cabeça igual a um louco. Esse não é o propósito único da música de Heavy Metal. È por isso que me simpatizo mais com o antigo termo, “metaleiro”. Essa nomenclatura esta mais ligada á genealogia do termo “Heavy metal”. Mas como a língua portuguesa é mesmo um beleza, temos uma complicação,sabe aqueles caras que tocam instrumento de sopro nas bandas (Trompete, saxofone, e coisas afins) estes caras que certamente nunca ouviram um cd do Iron Maiden, são também, chamados de metaleiros. Mas se até mesmo o próprio dicionário da língua portuguesa “Michaellis”* define “metaleiro” como fã ou músico de Heavy Metal, para que temos que discutir?
O que eu quero dizer, é que o termo metaleiro se tornou pejorativo em algumas ocasiões, mas o termo Headbanger já nasceu pejorativo na minha leiga opnião. Pois se o fã de Metal, já é visto como um nada , um doente, batedor de cabeça vem bem a calhar para os detratores do Heavy Metal...